Maio Amarelo: "No trânsito, escolha a vida"
Completando 10 anos este ano, o Movimento “Maio Amarelo”, tem como objetivo conscientizar todos os condutores sobre os perigos no trânsito e, assim, evitar acidentes e tragédias. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido na resolução 980/2022.
Em 2011, a Polícia Federal apontou cerca de 192.322 ocorrências no trânsito e, 10 anos depois, em 2021, houve uma drástica redução para 64.441 ocorrências registradas no ano. Apesar do grande avanço, ainda é necessário seguir com a campanha para conscientizar cada vez melhor.
Dados retirados do blog “ProCondutor” apontam que, segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito. As vítimas são em sua maioria homens (84%), de acordo com dados reunidos pelo DataSUS, em 2020; dessas vítimas, os motociclistas são as maiores vítimas no trânsito, por mais que usem todos os utensílios de segurança, ainda são os mais vulneráveis.
A campanha ocorre no mês de maio por uma escolha da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como a cor amarela - símbolo do movimento - que remete à “atenção”, significado da cor no trânsito. Neste ano, a campanha completa 10 anos de atuação e o tema escolhido é “No trânsito, escolha a vida”.
No site “Maio Amarelo”, é possível ter acesso às cartilhas e vídeos que falam sobre a importância de seguir com todas as regras e sinalizações para sempre escolher a vida!






